1. Introdução
Ao se trabalhar a história do Brasil, no periodo da chegada dos portugueses, observamos a dificuldade do educando em entender as relações sociais que permeavam a população naquele momento histórico. A pesquisa histórica baseada em figuras, dados históricos e textos variados não tornam- se suficiente para uma compreensão mais detalhada. Ficam os fatos compreendidos de forma muito superficial.
Buscando, então, um aprendizado mais significativo, propomos a montagem de uma fotonovela. Idéia esta aceita com muita empolgação pelos alunos da 3ª e 4ª séries da EEB. José Pierezan.
Pesquisando textos mais detalhados dos que nos trazem o livro didático, realizamos todo o trabalho com o envolvimento direto do aluno.
2. Tarefa
Estudar o conteúdo proposto pelos livros didáticos visando numa análise ao que implica nas verdades e inverdades, conidas nos mesmos, é fundamental. Através disto buscar informações mais detalhadas por meio das mídias disponíveis: revistas, jornais, internet... enfatizando o conteúdo realizando entrevista com o professor de história da escola, e partindo desta pressuposto realizar um projeto interdisciplinar ( histórias em quadrinhos, poesias, textos jornalísticos, narrativas, alimentação, higiene, situações problemas, tabelas, cultura, regiões do Brasil, localização geográfica, autoria de texto teatral, , criação do figurino e cenário, e outros). Após este estudo, uma apresentação com filmagem e fotografia para criação de fotonovela; tornando assim, o aluno capaz de fazer um diagnóstico da visão construída, após a realização do trabalho a apresentação a comunidade escolar.
3. Processo
Com a mediação das educadoras envolvidas no processo, os alunos receberam uma listagem de revistas, livros didáticos e sites, ( pesquisados e analizados anteriormente pelas professoras) para a consequente escolha para a pesquisa e análise.
4. Fontes de informação
AVENTURAS NA HISTÓRIA. 54 ed. Pág.24. São Paulo: Abril,2008
MARIN, Marilú Favarin. HISTÓRIA COM REFLEXÃO. São Paulo: IBEP, 2001
Projeto Pitanguá: PORTUGUÊS. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2005
VESENTINI, José Willian. GEOGRAFIA. São Paulo: Ática, 2004. 3ª
VESENTINI, José Willian. GEOGRAFIA. São Paulo: Ática, 2004. 4ª
VESENTINI, José Willian. HISTÓRIA. São Paulo: Ática. 2004. 4ª
www.aventurasnahistoria.com.br
www.google.com.br
www.universia.pt/conteudos/bibliotecas.enciclopedias.jsp
www.wikipedia.org
www2.fcsh.unl.pt/edt/verbetes/F/fotonovela.htm
5. Avaliação
A avaliação ocorre indivividualmente e coletivamente, desde análise dos livros didáticos e sites, até a elaboração das atividades, a produção do figurino, cenário e texto para a criação do DVD e da fotonovela; levando sempre em conta o tipo de avaliação diagnóstica de cunho participativo.
6. Conclusão
Após a realização do trabalho observamos que mudou a fala do educando quando se refere- se a momentos históricos. O mesmo não possui uma fala ingênua e superficial das relações sociais da época. Percebemos que permeavam relações de poder x submissão, por vezes retratando momentos cruéis e desumanos.
Muito gratificante foi para nós demonstrarmos para o aluno como somos fruto desta história. Uma história escrita e vivida pelos antepassados. Relevante, ainda foi ter inserido o uso pedagógico das mídias a este tema abordado.
7. Créditos
Sites, livros e revistas já listadois no item 4.
Assuntos debatidos:
- Cultura indígena
- Antigamente
- Chegam os primeiros portugueses
- Encontros e desencontros entre índios e portugueses
- Tantas nações
- Plantas medicinais fazem parte da cultura indígena
- Utilização das tecnologias
- Comunicação e as interações humanas
- A história da fotonovela
Nenhum comentário:
Postar um comentário