Quando os portugueses descobriram as especiarias, eles saíram de Portugal com embarcações para ir à India buscar pimenta, cravo, canela, açucar, etc, para serem comercializados e exportatos para o mundo.
Pedro Álvares Cabral, era comandante de uma expedição para as Índias, a mando do rei de Portugal. Pelo caminho a expedição se perdeu e veio para o Brasil. As especiarias eram muito valorizadas pois, melhoravam o sabor dos alimentos e conservavam os produtos que estragavam fácil.
Os portugueses chegaram em Salvador- Bahia, em 22 de abril de 1500. Quando chegaram, avistaram índios.
Os índios, antes da chegada dos portugueses, eram muito felizes, não tinha exploração de matas, eles tinham muita caça, pesca...
Eles tiravam da natureza so o que precisavam para comer.
Os portugueses começaram a ter um certo encantamento e interesse pela flora brasileira. Iniciou- se então, a exploração do pau- Brasil. Em troca do trabalho indígena os portugueses davam espelhos, contas, pentes, roupas coloridas... (produtos de pouco valor, mas que por ser novidade encantavam os índios); era o chamado ESCAMBO! TAMBÉM PARA FACILITAR O TRABALHO PRESENTEAVAM- OS COM SERRAS E MACHADOS.
Os indígenas que habitavam as regiões litorâneas do Brasil, cortavam as árvores "pau- Brasil', tiravam as folhas, carregavam as torras por mais de 20 km até as feitorias e depois às levavam até os navios.
Com o passar do tempo a notícia da comercialização do pau- Brasil se espalhou por toda a Europa. Franceses, também se interessaram por esse produto e vieram para o Brasil. Os índios não ficaram só do lado dos portugueses e aí começou a rivalidade.
Texto coletivo/ 3ª e 4ª séries
Nenhum comentário:
Postar um comentário